Mariane Nava, formada em Jornalismo pela UEPG e mestranda pela UFPR, pesquisou a cobertura noticiosa realizada pelo jornal Estadão no período eleitoral de 2010 e 2014. A pesquisa, intitulada “A imagem de Dilma Roussef pelo editorial do O Estado de S. Paulo: comparação entre as eleições de 2010 e 2014”, constatou que o conservadorismo e ideias liberais moldaram a forma de retratar a ex-presidenta, Dilma Roussef.

Nava destacou alguns temas abordados na pesquisa, como a imagem pública de Dilma, que em sua primeira campanha em 2010, era associada na maioria das vezes com o então presidente Lula, e em 2014, à economia, que havia enfraquecido naquele ano. Em conclusão, a pesquisadora comenta como os jornais desempenham um importante papel em tempo político, utilizam a imagem pública de acordo com seus interesses e fomentam a opinião pública. A apresentação de Mariane Nava finaliza o Grupo de Trabalhos de Discurso e Representação de Gêneros  do 5° Colóquio Mulher e Sociedade.