Evento anarquista discute conjuntura nacional

Após o resultado das urnas, que elegeram Jair Messias Bolsonaro (PSL) ao mais alto cargo da República em 28 de outubro, movimentos antifascistas se organizam no País. Nesta expectativa acontece o debate “Análise de Conjuntura: uma Perspectiva Anarquista” . O evento acontece no dia 14 de novembro (quarta-feira), às 17h, Pequeno Auditório do Bloco A, do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento é gratuito e aberto ao público.

“O evento é uma iniciativa do Coletivo Anarquista Luta de Classe (CALC) e objetiva discutir na cidade a importância dos movimentos sociais”, ressalta Lucas Feld, um dos organizadores. Feld afirma que, com a concretização dos planos de governo, que apontam para criminalizar movimentos sociais, a liberdade de expressão e o direito de fazer oposição estão ameaçados.

Apesar dos votos recebidos por Bolsonaro, em Ponta Grossa, terem superado a média estadual, movimentos contrários, como o anarquismo, devem crescer após o resultado das eleições. “Inicialmente a Federação Anarquista Revolução Social [grupo que surgiu em PG no ano de 2018], contava com uma organização de cinco membros, teve adessão de novos integranes após a eleição”, diz Feld, indicando que já seria uma consequência da conscientização da população sobre o atual cenário político. “Apesar de desconhecer a existência do CALC, acredito que é importante para discutir questões políticas do País”, afirma Emanuelle Benício, estudante de Jornalismo.

“Soube do evento do CALC por meio de um amigo, que é membro do grupo, e pretendo estar presente para exercer meu direito de participar de movimentos sociais”, diz Bruna Camargo, estudante de Serviço Social.