Antes da Conferência, o professor de Geociências, Gilson Guimarães, conversou com alunos do curso de Jornalismo sobre questões relacionadas ao meio ambiente

Na conferência das cidades o eixo de Meio ambiente teve 23 participantes, entre representantes da Sanepar, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, estudantes Faculdades Ponta Grossa, APAC, UEPG, Fórum das Águas dos Campos Gerais e Geógrafos da região.

Das propostas apresentadas duas cobram o cumprimento de leis que já existem: uma referência às Unidades de Conservação, estimulando metas e prazos para a criação e revisão dos Planos de Manejo em âmbito Estadual; e a segunda exige o cumprimento da legislação para efetivar o programa de resíduos sólidos em nível Municipal.

As outras três propostas são:

• um programa sócio educativo multidisciplinar de gestão com foco nos recursos hídricos, com suporte financeiro via compensação ambiental;
  • a revisão da lei de zoneamento e criação do corredor verde com arborização em fundo de loteamentos; e
  • a criação de um programa de Estado relacionado aos fundos de vales, que financie discussões sobre políticas públicas de gestão de recursos hídricos urbanos, bem como ocupações irregulares e regulares em área de risco.