cobertura eleição tvcom

A cobertura teve momentos ao vivo e reportagens nos colégios de Ponta Grossa e região que foram locais de votação. Na foto o apresentador William Clarindo entrevista a representante dos direitos humanos a OAB Kelly Rocha. Foto: Rafael Schoenherr.

Cinco horas de cobertura com produção ao vivo na TV Comunitária (canal 17), distribuídos com informações dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este é o resultado da cobertura feita pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no primeiro turno das eleições gerais, no domingo, 7 de outubro.

A cobertura realizada em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindiJorPR), Seção Sindical dos Docentes da UEPG (Sinduepg), Associação Avante Fantasma (AAFA), Rádio Princesa FM 87.9 e Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (SindMetal), contou com 34 estudantes distribuídos em 14 locais de votação.

A professora de Jornalismo Cíntia Xavier aponta que, em relação aos anos anteriores, a cobertura foi ampliada, atingindo TV, Rádio e Internet. “Conseguimos avançar na transmissão, abrindo espaço para mais gente acompanhar a produção”, afirma. Além da TV Comunitária, a cobertura se concentrou na Rádio Princesa (FM 87.9) e na página do Facebook do portal Periódico, do curso de Jornalismo da UEPG.

Isabela Aguiar, estudante de Jornalismo, avalia a experiência de participar da cobertura. “É uma experiência que vai acrescentar na minha vida acadêmica e profissional”, diz. A cobertura eleitoral iniciou às 8h e encerrou às 20h. Ao todo, foram momentos de produção com programação ao vivo na TV Com PG. “Nos preparamos durante 60 dias para que pudéssemos realizar todas essas transmissões”, explica a profesora Cíntia Xavier.

A cobertura das eleições em Ponta Grossa é um evento tradicional no calendário do curso de Jornalismo, que teve a primeira atividade na eleição municipal de 2004. Segundo o professor de Jornalismo, Marcelo Bronosky, a atividade cria condições de colocar em prática o que é estudado no curso. “A cobertura oferece aos estudantes uma experiência singular e ensina-os a lidar com condições adversas e imprevistos”, conclui.

Confira as transmissões ao vivo realizadas durante o dia: